segunda-feira, junho 28, 2010

Quando ouvimos falar de higiene, a primeira ideia que nos ocorre à mente tem a ver com limpeza ou a ausência desta, no entanto, higiene abrange muito mais do que a simples limpeza do corpo. Higiene, especificamente higiene de vida, diz respeito a um conjunto de hábitos e gestos que já possuímos ou vamos adquirindo e aperfeiçoando, e que nos permite levar um viver mais saudável, proporcionando-nos um bem-estar inigualável quer física, quer psicologicamente.


                                  


Atentemos a este antigo e tão conhecido ditado, que nos repetiam vezes sem conta durante a nossa infância e adolescência: "Deitar cedo e cedo erguer, dá saúde e faz crescer.", é claro que fazer crescer nos adultos é algo que não faz muito sentido, mas vos garanto que contribui largamente para uma excelente saúde. Então, encontrámos o primeiro passo para uma boa higiene de vida e consequentemente um contributo excelente para a nossa saúde: deitarmo-nos e levantarmo-nos cedo. Mais importante que deitarmo-nos e levantar-nos cedo, é deitarmo-nos a uma hora pré-estabelecida por nós mesmos/as, por exemplo: se tenho por hábito deitar-me à meia-noite, convém que me deite a essa hora todos os dias, procedendo do mesmo modo com o acordar.
Deve acordar-se com pelo menos meia hora de antecedência da hora a que programámos sair de casa, pois devemos acordar sem sobressaltos de maior, espreguiçarmos-nos bem, esticando cada músculo do nosso corpo, depois devemos sair da cama calmamente, nunca esquecendo que estivemos deitados algumas horas e que se de lá saltásemos a correr poderia dar-se uma quebra de tensão.
 

Devemos fazer um pouco de exercício físico, pois tal procedimento dificulta a obstipação. Depois do devido aquecimento, deve fazer-se um pouco de abdominais, e rotação do pescoço, são óptimos para começar o dia, e são simples, sem nos tomar muito tempo.
Após o merecido duche, devemos ingerir um copo de água morna com umas gotinhas de limão que facilitam igualmente o trânsito intestinal.
Não deveríamos sair de casa sem colocarmos um bom creme hidratante no rosto e no corpo, de preferência que contenha um factor elevado (protector solar), ou no caso de pessoas com um tom de pele bastante claro, um ecrã total (protector solar, com elevada protecção aos raios U.V.).
Depois destes rituais matinais, não podemos nunca sair de casa sem um bom pequeno-almoço, constituído por: uma ou duas peças de fruta, cereais, leite, pão, iogurtes, etc. O importante aqui é termos a consciência de que esta refeição é a mais importante do dia, quer porque estivemos muitas horas sem comer, quer porque vamos dar início a mais um dia, e convém que o comecemos cheios de boa disposição e energia.
 No que diz respeito às refeições, encontramos no "baú das nossas memórias " um outro ditado popular muito acertado, como é aliás apanágio, desta gente tão sábia: "deve comer-se pouco, e vastas vezes", subescrevo totalmente este pensamento, pois devemos alimentar-nos pelo menos de três em três horas, com peças de fruta, iogurtes, meio pão, um copo de sumo (de preferência natural e sem gás), ou de leite, etc., o importante é aliarmos pequenas quantidades de alimentos à qualidade destes, de três em três horas.
Água deverá ser, sem dúvida, a nossa mais fiel companheira, pois que é ela que hidrata, repõe muitos nutrientes por nós perdidos durante a sudação, para já não falar no seu magnífico papel na filtragem do sangue nos rins. Deve beber-se 1,5 l a 2 l de água por dia (variando sempre de acordo com a constituição física e necessidades do indivíduo.


Já falei aqui antes de exercício físico, é algo que deve constar da nossa higiene de vida. Independentemente o exercício diário, que apenas é contituído por um ou dois conjuntos de exercícios, não deve faltar na nossa agenda tempo, cerca de uma hora, duas a três vezes por semana de exercício mais intensivo. Deixa-nos em forma, liberta o stress e energia acumulada, dando-nos uma agradável sensação de bem-estar. Claro está, que o exercício físico deve ser realizado com a supervisão de um profissional da área, e adequado à idade, constituição física da pessoa, bem como ter em atenção a existência de algum problema ou disfução de saúde.
Haveria muito mais a dizer sobre hábitos e gestos que deveríamos adoptar para melhorar a nossa higiene de vida, mas por ora, ficam apenas estas simples dicas, que apesar de não serem novidade para ninguém, e ouvirmos constantemente médicos, e não só a falar sobre o assunto, é sempre bom relembrar, quanto mais não seja para nos auto-reeducarmos tentando assim melhorar o nosso dia-a-dia, já de si tão atribulado.

3 comentários:

Hermínia Nadais disse...

Olá Isabel!
Que maravilha!... muito bom o que li! Muito útil! Muito saudável!...
Tanta beleza por aqui!... Também, não admira... beleza... tem de gerar beleza!
Fiquei muito feliz por poder admirá-la no seu blogue tão bem conseguido.
Parabéns!

PauloJ.Coelho disse...

Oi Isabel,
Já te tinha dito, agora fica aqui escrito!
O blog está bonito, bem apresentado e com sentido profissional.
Fui o primeiro a aderir, mas não queria ser também o primeiro a aqui comentar. Sabia que não ía esperar muito, e... cá estou!
Esta data: 7/7 fica marcada neste blog!!!
Parabéns!

Hermínia Nadais disse...

Vim dar uma espreitadinha... e mandar um beijinho muito grande!

Número total de visualizações de páginas

Eu

A minha foto
Isabel Carlos
Viseu, Portugal
Caros Visitantes, Estimados Seguidores: Falo-vos agora um pouco de mim. Esteticista há cerca de 10 anos, e nutrindo profundo gosto pela saúde e bem-estar, resolvi criar o presente blogue, porque é um projecto antigo, e porque julgo ser importante transmitir conhecimento, divulgar a sabedoria que cada um de nós possui sobre determinado assunto. Esta é a minha área, é algo sobre a qual possuo algum conhecimento e experiência, por isso é com orgulho e enorme satisfação que partilho convosco estes apontamentos, espero sinceramente que se revelem úteis.
Ver o meu perfil completo

Seguidores

Isabel Carlos. Com tecnologia do Blogger.